terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Mas, você tem certeza que é Brasileiro?"

Guayaquil é uma das cidades mais violentas da América Latina. Como dizem por aqui, "La delincuencia es alta". Sem tirar Lima do topo das paradas, Guayaquil também não tem um cheiro lá muito agradável. A humidade é muito alta, o que faz parecer que há uma névoa constante na cidade, uma espessa camada de vapor d'água. Vá lá, a cidade não é o inferno na terra. Mas ainda assim, mal posso esperar para chegar em Quito.

O engraçado são as perguntas que os taxistas ou pessoas pouco informadas me fazem:

1. É verdade que o Lula não frequentou a escola?
2. É verdade que o Lula é um ícone político e na verdade uma equipe do partido que dirige o país?
3. Você samba?
4. Você vai no carnaval?
5. Ah, você mora em São Paulo ou Rio de Janeiro?
6. Você joga futebol?
7. Mas, você tem certeza que é Brasileiro?(essa foi a pérola da viagem)

Há muitas outras pessoais, do tipo: "Sua esposa não liga de você ficar tanto tempo fora?", "Sua família não sente falta de você?", "Voce ganha bem, né?"(essa foi uma secretária mega oferecida de Barranquilla).

Ah, ontem viajei com um grupo de jogadores de futebol. Tava na cara, tudo marrento com o casaco do time. Cabelos cheio de gel, brinquinhos de cristal e cordões de ouro. As camisas diziam Club Libertad. Hoje descobri que jogaram em Quito com a LDU. Perderam. Bem, não é só o Fluminense, os times Paraguaios também.

Para completar esse texto completamente desencadenado, gostaria de deixar uma nota sobre o que está acontecendo aqui nos andes. Morales, Corrêa e Chávez estão aliados contra Uribe e Obama. O resto da América assiste sem saber o que fazer. Bachelet não acredita no que escuta e Lula da Silva (como é tratado aqui) diz que a verdade deve ser dita. Enfim, posições diplomáticas que tentam aliviar as tensões por essas bandas. Obama finge que não é com ele. Assim, aos poucos as bases militares dos EUA serão instaladas aos gritos e protestos de Chávez, que ameaça guerra. Ele me lembra nosso amigo Coringa (sim, o rival do Homem Morcego), que ameaça explodir um hospital onde todo mundo vai morrer, só vai sobrar ele vestido de enfermeira saindo pela porta de incêndio.

Eu vou procurando a saída, porque não to a fim de apagar a luz.

Zardo, despierto, às 19h04min de Guayaquil. Embarcando para Quito.

Um comentário:

  1. Brunovisk,
    Libertad é do Paraguai, o jogo foi 1x0 pra LDU.
    Coincidentemente, enfrentamos estes dois times na LA de 2008.
    Sds. Tricolores,
    PH Magliano

    ResponderExcluir